terça-feira, 30 de agosto de 2016

Explicar para quê?

Tantos nomes, tantas explicações para quê mesmo?

Quantas pessoas aparecem no consultório querendo saber qual o nome da sua doença, ou  mais precisamente qual é seu CID...

Eu penso e digo que saber, nomear ou explicar não cura...

A explicação não cura, me apoio em Freud que dizia :o que "cura"é reduzir a carga emocional ligada a lembrança traumática.

Lembro de uma professora do curso de Formação de Psicanálise falar: O dentista me contar, no auge da minha dor, que ela se dá por conta de uma cárie profunda e explicar o procedimento que ele fará, apesar de cuidadoso, o saber concretamente o por quê, ou o diagnóstico não vai aliviar a minha dor! Apenas se eu tratar sim! Isso ela falava pois no começo, estávamos encantados em poder conhecer os meios para se classificar uma estrutura mental, mas isso NÃO AJUDA em nada o paciente!Pelo contrário, classificá-lo só o limitaria.

Nenhum comentário:

Um pouco da minha história Psi...

Minha foto
Profissional com mais de 14 anos de experiência clínica. Especialista em Saúde Mental pela UNIFESP. Cursa o 3 ano no curso: Formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Convencida de que para exercer a psicanálise o tripé: Análise pessoal, supervisão e conhecimento teórico, tem que acontecer!