segunda-feira, 26 de maio de 2008

Elogios???

Sinto que muitos pais têm a preocupação em estimular os filhos a nutrir um sentimento positivo diante as frustrações. Essa intenção já é algo importante, mas não basta por si só.
Costumam elogiar os filhos em demasia acreditando estar motivando com as frustrações. Porém o elogio em excesso perde a validade, o filho já não confia na autenticidade.
Por outro lado também os pais que têm dificuldade em reconhecer as pequenas conquistas de uma criança precisam prestar atenção nesse mecanismo, que é algo ainda muito mais prejudicial a saúde psíquica de seu filho.
Eu penso que o importante é privilegiar o processo das descobertas, das tentativas, e não somente elogiar quando algo já está pronto, mas principalmente se este pronto veio sem muito esforço. A questão trabalhada aqui é não se privilegiar algo que criança já tem facilidade, por exemplo como um dom. Pois assim não há incentivo para ampliar suas descobertas.
Acredito também que na base de uma criança com uma auto-estima saudável há sempre uma grande confiança no ambiente que o acolhe, Winnicott chamava de ambiente facilitador, que no começo da vida é representado pela mãe. O ambiente facilitador basicamente é aquele que não atrapalha o desenvolvimento natural da criança, onde é preciso reconhecer o ritmo e as necessidades individuais de cada criança, como alguém diferente de sua mãe.

Texto retirado da palestra Como trabalhar a Auto-Estima do seu filho.

Um comentário:

lipão/fê disse...

legal!! esta encolvida winicott, ein? mas, so pra provocar vou me unir a Freud: "educar e impossivel" pois o simbolico é o que nos constitui.

grande abço
e valeu
Felipe

Um pouco da minha história Psi...

Minha foto
Profissional com mais de 14 anos de experiência clínica. Especialista em Saúde Mental pela UNIFESP. Cursa o 3 ano no curso: Formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Convencida de que para exercer a psicanálise o tripé: Análise pessoal, supervisão e conhecimento teórico, tem que acontecer!