terça-feira, 13 de maio de 2008

Por quê a terapia???


 Indicação  de Psicoterapia

O processo psicoterápico geralmente acontece em momentos de dor, quando se percebe que pedir ajuda é humano e importante para se tentar uma vida mais plena e menos refém.  

O Processo visa:
· Ampliar o autoconhecimento de sua personalidade,
· Conhecimento da sua própria história, tornando-se mais lúcido e consciente da sua história e motivações.
· Aprender a se respeitar e a lidar com seus recursos, reconhecendo quais os são e por que estão ali.
· Desvelar o sentido daquela paralisação, ou dor.
· Reorganizar o quantum de energia da pessoa, que pode estar desequilibrado e depositado em uma, duas áreas da vida da pessoa e entender o porquê desta organização.

Como:
Acontece num ambiente propício com um profissional treinado a ter uma escuta diferenciada.
É preciso estar atento a empatia que sentimos ou não com o psicólogo. O mais importante é a construção de um vínculo onde a confiança possa se estabelecer!

Mas acima de tudo: É preciso querer! O querer é a mola propulsora desse trabalho, pois o mergulho em si mesmo muitas vezes é dolorido, mas com o acolhimento e respeito adequado pode ser libertador, encorajador e muito rico.
É a oportunidade de se re-significar e reorganizar a sua história, no seu espaço. E por isso é único e valioso na vida de uma pessoa.

Palavra de quem está dos dois lados da história.

JULIANA CORAZZA SCALABRIN
Psicóloga CRP 06/66569

3 comentários:

Ana Carla Scalabrin disse...

Super verdadeiro e didático o texto, Ju!! É realmente uma oportunidade de ouro para aqueles que se permitem questionar e têm coragem para "tirar a poeira (e tantas outras coisas!)" de debaixo do tapete... parabéns pelas reflexões!
Beijo grande,
Dade :-)

Deolinda M. F. Scalabrin disse...

Ju, que texto cheio de firme sabedoria. Gostoso de ler, fluído, calmante, como um convite para sentar e começar a abrir as portas da alma... E transmite tão bem sua vocação de psicóloga, a paixão para entender as motivações, o respeito pelo outro. Sinto grande orgulho.
Um beijo grande,
Deo

Unknown disse...

Olá querida... Muito didático e cheio de vida seu texto!!! Dá até vontade de começar a terapia que tanto preciso!!! Adorie seu blog!!! Beijocas com muito orgulho...
Alê

Um pouco da minha história Psi...

Minha foto
Profissional com mais de 14 anos de experiência clínica. Especialista em Saúde Mental pela UNIFESP. Cursa o 3 ano no curso: Formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Convencida de que para exercer a psicanálise o tripé: Análise pessoal, supervisão e conhecimento teórico, tem que acontecer!